Carlos Alves | Direção Artística, Encenação e Interpretação
Presidente da Associação Metamorphose – Centro de Divulgação Artística e intérprete no Grupo de Teatro Opsis em Metamorphose, desde 1998. É Licenciado em Teatro, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, no Curso de Formação de Atores e pelo Curso de Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Frequentou cursos de expressão dramática, teatro, dança, yoga, mímica, formação de atores, gestão de teatro e dança, e formação para professores de expressão dramática e teatro. Participou com Herbário Montagens em exposições de artes plásticas. Dando continuidade ao estudo das artes visuais, fez um curso de expressão plástica na Fundação Calouste Gulbenkian.
Exerceu atividade Teatral, como Ator, em Companhias de Teatro, e paralelamente lecionou a disciplina de Expressão Dramática e Teatro, no Ensino Secundário e nas Escolas Superiores de Educação. Atualmente é ator e professor da disciplina de interpretação e diretor do Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz, na Escola Secundária André de Gouveia, Évora.

Margarida Abrantes | Direção Artística, Produção e Interpretação

Em 1972, iniciou os seus estudos em Dança Clássica com Luna Andermatt. Participou em cursos de formação de professores de Dança Clássica, na Companhia Nacional de Bailado, em 1982 e 1983. Em 1985, obtém o Diploma Artístico (Elementar) da Royal Academy of Dancing.
Entre 1984 e 1988, trabalhou com Michel e Mónica Lapa (Sapateado); Clara Andermatt e Ana Macara (Dança Jazz); Helena Coelho (Dança Clássica e Dança Moderna); Carlos Caldas e Ulrike
Caldas (Dança Clássica) e Águeda Sena (Expressão Dramática).
Em 1994, finalizou a Licenciatura em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, onde trabalhou também com Helena Coelho, Anna Mascollo, Ruth Silk, Ana Macara, Lúcia Marta e João Afonso. Em 1999, obtém o grau de Mestre em Performance Artística – Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana.
Produtora, coreógrafa e intérprete do Grupo de Teatro OPSIS em Metamorphose, desde 1998. Trabalhou na área da animação sociocultural em várias IPSS, entre 1994 e 2019. Atualmente leciona a disciplina de Corpo, no Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz, na Escola Secundária André de Gouveia.
Maria Abrantes Alves | Produção Executiva, Comunicação, Dramaturgia e Interpretação
Convivendo com o universo artístico desde muito nova, percebeu que o seu caminho profissional passaria por um lugar onde as artes movem o mundo. Em 2005, estreia-se no Grupo de Teatro OPSIS em Metamorphose como intérprete.
Em 2007, inicia os estudos profissionais na Escola Profissional de Teatro de Cascais, no curso de atores, prosseguindo, depois, a sua formação na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Licenciatura em Teatro – Ramo Atores, terminando a sua formação académica em 2018, com o Mestrado em Turismo – Gestão Estratégica de Eventos. Entre 2020 e 2021, realizou um curso de Acting para Câmaras na World Academy e um curso de escrita organizado pela Bertrand.
Trabalhou enquanto intérprete nas estruturas artísticas, Opsis em Metamorphose, Parada de Elefantes, Bruta Companhia de Teatro, Lemon Live Entertainment, Grupo de Teatro Papa – Léguas, Grupo de Teatro Caducado e no Cegada Grupo de Teatro.
Na área da educação, lecionou a disciplina de Oficina de Teatro em 2017 no Colégio de Santa Maria, em Lisboa e em 2019 desenvolveu atividades de teambuilding e jogos lúdicos com a Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Cabeção. No ano letivo 2021-2022 lecionou a disciplina de Complemento à Educação Artística – Ramo Oficina de Teatro, no Agrupamento de Escolas André de Gouveia. Em 2023 foi docente da AEC de Expressão Dramática no Agrupamento de Escolas do Concelho de Mora.
Entre 2018 e 2024 trabalhou no Teatro Nacional D. Maria II, nos primeiros quatro anos como frente de casa e coordenadora de equipa, e nos dois anos seguintes como Mediadora Cultural no programa Atos, integrado no projeto da Odisseia Nacional.
Em 2022 regressa ao Alentejo para trabalhar na área do Desenvolvimento Cultural da Câmara Municipal de Mora, desenvolvendo e acompanhando projetos nas áreas da produção, programação e mediação.

Manuel Abrantes | Direção Técnica e Desenhador de Luz

Vivendo, desde o primeiro dia, num mundo artístico, começou aos seis anos a ter aulas de bateria com o professor Fernando Costa. Estreou-se no teatro amador em 2004 no grupo de teatro “A Fantasia” como desenhador de luz e em 2006 integra o Grupo de Teatro OPSIS em Metamorphose ao desempenhar a função de operador. Em 2007 integra o Grupo de Teatro Oficina de Teatro de Pintores de Sonhos – teatro juvenil, no qual desempenhou a função de desenhador de luz durante quatro anos.
Em 2011 inicia os seus estudos profissionais na Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto, no curso de Luz, Som e Efeitos Cénicos. Em 2014, continua a sua formação na Licenciatura em Teatro – Ramo Produção, na Escola Superior de Teatro e Cinema, terminando em 2017. Já participou em workshops na área de Iluminação com José Carlos Marques; Orlando Worm; Paulo Prata Ramos.
Ao longo da sua vida amadora e profissional já trabalhou com encenadores e coreógrafos, como Carlos Alves, Margarida Abrantes, António Júlio, João Paulo Costa, Joana Providência, Gonçalo Amorim, Rui Nuno, Carlos Paulo.
Trabalha como técnico de luz freelancer em várias instituições, companhias e espetáculos. É Desenhador de Luz freelancer em vários projetos profissionais.
É um dos fundadores da banda BAIRRO NOVO, da qual é Baterista.
