As residências artísticas são um programa direcionado a artistas, criadores e profissionais das áreas de teatro, dança, música e cruzamento disciplinar, com o intuito de proporcionar condições ao desenvolvimento das suas produções, pesquisas, criações e projetos artísticos.
Durante um período máximo de 15 dias, com a capacidade de 6 elementos por equipa, os artistas têm a oportunidade de explorar novas ideias, experimentar técnicas e dedicar-se exclusivamente à sua prática artística, sem as distrações do dia a dia.
Entendemos que as residências podem ser benéficas para o processo de criação, por 3 razões:
Infraestrutura
e recursos :
Acesso a equipamento, espaço de trabalho e ambiente enquadrado com a prática em estreita relação com a natureza.
Troca de experiências :
Contacto com a comunidade local através de tertúlias, passeios temáticos ou no momento de partilha pública.
Visibilidade
e exposição :
Possibilidade de apresentar o trabalho desenvolvido nos dias de residência, seja em exposições, performances, conversas ou publicações.



Este programa oferece um ambiente de trabalho calmo e com os meios técnicos necessários, acompanha e divulga os projetos desenvolvidos pelos criadores e investigadores durante a sua estadia nas residências, envolvendo-os com a cultura e a comunidade locais.
O Programa inclui:
- Estúdio da Metamorphose – Centro de Divulgação Artística, com material técnico de som e luz;
- Apoio técnico;
- Espaços comuns, como biblioteca e pátio exterior;
- Apoio de produção;
- Divulgação dos projetos, no site da Metamorphose – Centro de Divulgação Artística e nas redes sociais, com entrevistas, documentação das várias etapas do trabalho e outras atividades como conversas com público e apresentação pública, organizada pela associação e pelos próprios artistas;
- Visitas a pontos de interesse locais, conhecer o património material e imaterial da região.
